Abrange o fogo da inflamação

Fogueiras ocultas que engordam

Inflamação

O que é inflamação?

 

O que é inflamação e qual é sua relação com o excesso de peso? Novas pesquisas mostram que estar acima do peso causa inflamação, um problema que, por sua vez, leva a obesidade e assim se perpetua um terrível círculo vicioso. Chegar a raiz da inflamação e amenizá-la é o segredo para o emagrecer. Pode-se dizer que uma das causas mais evidentes são Como Ganhar Dinheiro Vendendo Salgado sem consumi-los. Tarefa árdua para quem tem esse tipo de comércio.

O que é inflamação? A maioria das pessoas sabe do que se trata. Os sinais clássicos são dor,  inchaço, vermelhidão e calor; como acontece quando temos dor de garganta ou um machucado inflamado. Isso é bom, pois esse processo combate invasores de todos os tipos.

A inflamação faz parte do sistema de defesa natural do corpo contra infecções, irritação, toxinas e outras moléculas estranhas. Ocorre uma cascata específica de eventos em que os glóbulos brancos e substâncias químicas específicas( citocinas) se mobilizam para proteger o organismo dos invasores externos.

Às vezes, porém, o equilíbrio natural do sistema imunológico, que produz apenas a quantidade suficiente de inflamação para manter sobre controle infecções, alergias, toxinas e outros fatores estressantes, é perturbador. O sistema imunológico passa por um estado crônico de alarme ou inflamação, espalhando o “fogo” que arde por todo o organismo. Quando ocorre no coração, esse incêndio causa doenças cardíacas; no cérebro, desencadeia o mal de Alzheimer; em todas as partes do corpo, provoca câncer; nos olhos, dá origem à cegueira; e, nas células de gordura, leva à obesidade.

Lucrando com salgados

Tratando o processo inflamatório.

Por um lado, esse processo inflamatório é uma forma de proteção; por outro, no entanto, ele pode fugir ao controle não somente em indivíduos com doenças inflamatórias (como artrite) como também em pessoas saudáveis. Basta que seu estilo de vida ou meio onde vivem as deixe expostas a substâncias que irritem o organismo, como goma de mascar (que pode causar infecções brandas), alérgenos nos alimentos, toxinas e até mesmo alguns alimentos, como açúcar e gordura animal.

Isso também ocorre com a inflamação. Embora às vezes ela seja óbvia, como nas situações em que uma área machucada fica inchada, vermelha e quente, a ciência tem nos ensinado que sua ocorrência pode se dar de maneira mais silenciosa e traiçoeira; sem sintomas. Ela está até se estabelecendo como uma causa importante de doenças cardíacas, diabetes, câncer, mal de Alzheimer e envelhecimento de modo geral. E também está associada ao ganho de peso. Quando não é adequadamente controlada, costuma ter efeitos desastrosos sobre o peso e a saúde. Ela mata em silêncio.

Qualquer coisa que a provoque tem a capacidade de nos fazer engordar, e todo ganho de peso pode promover mais inflamação. A causa mais comum da inflamação sistêmica é a alimentação moderna ( açúcar, gordura animal e alimentos processados, isto é, a dieta com CG alta) e o sedentarismo. Outros fatores contribuem em menor grau, amo alérgenos alimentos ( em especial o glúten) e no ambiente, infecções, estresse e toxinas.

Se você sofre de inflamação por qualquer motivo, é importante descobrir o que está provocando e reduzi-la, não somente por que isso lhe permitirá emagrecer como também porque ela é a principal causa das principais doenças degenerativas da civilização moderna: problemas cardíacos, demência, diabetes e câncer. Agora que você conhece o grau da sua inflamação, pode tomar medidas para apagar o fogo que queima em seu organismo.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *